terça-feira, 22 de março de 2011

Isnstrumentos musicais egípcios-Fernanda n°10

As flautas e as harpas são uns dos intrumentos que foram enventados na época das piramides.Isoladamente ou em grupo se tocava em voz e palmas.Os grupos eram formados principalmente por mulheres.
A verdade  é que os egípcios sempre adoraram música.Adoravam bem antes de qualqur istrumento ser inventado quando ainda só sabiam bater com as mão ao ritimo da voz.
A importancia que os egípcios davam atenção à música no seu cotidiano é atestada pela grande quantidade de instrumentos musicais que foram encontrados pelos arqueólogos a maioria cuidadosamente e individualmente embrulha em tecidos,frequentimente gravados com os nomes de seus proprietários e que  hoje pode ser vistos em museus de todo o mundo.





                                                                Flauta egípcia

Fonte:http://www.google.com.br

quinta-feira, 17 de março de 2011

INSTRUMENTOS

Instrumentos egipcios
                                                                                              Postado por:Luisa número 19

Música egipcia

Os egipcios eram e ainda são muito bons na música até hoje.
Existem vários tipos de música como as de guerra e as religiosas.
A música existia em muitos lugares como:palácios,tumbas e templos.
Pesquisado por Luisa número 19
FONTE:Grupo de estudos-musica e instrumento da música egipcia

segunda-feira, 14 de março de 2011

Músicas e Instrumentos Egípcios - Daniela número 6

O povo egípcio representa a civilização mais antiga que se tem conhecimento.
  A música e os músicos gozavam de grande prestigio dentro da comunidade. Tanto na musica  religiosa, quanto na musica de Guerra e mesmo recreativa, os egípcios  davam preferência às expressões elevadas e serenas, dando-lhes destaque no culto aos deuses, nos banquetes e cerimônias. A música era praticada em coletividade, inclusive com a participação feminina.
Tecnicamente, faziam escalas de 7 notas e usavam principalmente instrumentos de corda, como a harpa e o alaúde. Usavam também flautas de osso e com o passar do tempo vieram a fabricá-las também em metal. Como instrumentos de percussão, usavam os tambores de Guerra, címbalos feitos de bronze.

INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO


CROTALO : instrumento com duas laminas de madeira ou osso , ligadas parcialmente. Batia-se um contra o outro.
Sistro

SISTRO: constituido de 2 ou 3 varas dispostas horizontalmente. Ao longo das varas corriam anéis de metal.

TAMBORES: de Madeira ou de barro cozido, de diversas formas e tamanhos.

INSTRUMENTOS DE SOPRO

SAIBIT: flauta simples.

MAIT: flauta dupla.

MEME: flauta horizontal.                                                                                             

SEBI: flauta transversal.

INSTRUMENTOS DE CORDA
Cítara


CÍTARA: sobre uma armação estendem-se duas series de cordas.

HARPA: de 3 a 20 cordas

T’RIGONO: harpa portátil de poucas cordas

ÓRGÃO HIDRÁULICO:  jogo de tubos, alavancas ou teclas, destinadas a abrir e fechar as passagens de ar.

Publicado por: Daniela
Número: 6
fonte:google, livro"egito"

As músicas e os instrumentos do Egito-Daniela número 7



Conjunto egípcio com cantor,harpa e flauta.

                A arte egípcia, com características muito próprias, revela inspiração e finalidade religiosa. A música no Egito era praticada em todos os momentos da vida social. O povo tinha seus cantos tradicionais, religiosos - principalmente através de transes místicos para a cura de doenças do corpo físico, do mental, do emocional e do espiritual -, profanos, guerreiros e de trabalho. Os instrumentos de corda, harpa e cítara eram artisticamente elaborados. Os egípcios tinham flautas simples e duplas e instrumento típicos de percussão, como crótalo e sistros e principalmente os tambores. No século II a.C., na Alexandria, Ctesíbio inventou o órgão hidráulico, que funcionava, em parte, mergulhado na água. A escala egípcia era diatônica, com tons e semitons, conforme se pode deduzir pelas flautas encontradas. A harpa, como instrumento nacional, foi elaborada nas mais luxuosas e elegantes formas. A arte egípcia, através de seus instrumentos musicais e papiros com diversas anotações, atingiu outras civilizações antigas, como a Cretense, a Grega e a Romana.

Fonte: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/musica/pre_historia_antigas_civilizacoes

quarta-feira, 9 de março de 2011

Músicas e Instrumento Egípcios - Gabriela número 11

Mulheres tocando flauta, alaúde e harpa.

Estudiosos acreditam que a música no Antigo Egito tenha origens tão remotas como à da Mesopotâmia. Graças a afrescos em templos e túmulos, é possível reconstruir com relativa precisão o desenvolvimento dos instrumentos musicais e o uso da música na civilização egípcia. Entre o Sexto e o Quarto milênio a.C., após o estabelecimento das primeiras cidades, a dança era a principal manifestação musical e os instrumentos provavelmente vieram do sul da África e da Suméria.
Na época do Império Antigo, a música egípcia viveu seu auge. Muitas representações mostram pequenos conjuntos musicais, (com cantores, harpas e flautas) e inscrições coreográficas descrevem danças realizadas para o Faraó.
Crótalo
No Império Médio conjuntos maiores e até orquestras são representados. Entre os instrumentos, há harpas, alaúdes, liras, flautas, flautas de palheta dupla (oboés), trombetas, tambores e crótalos. No Império Novo, estes instrumentos se aperfeiçoam. A música passa a ter papel ritual e militar.
Alguns destes instrumentos foram encontrados em escavações de pirâmides, templos e túmulos subterrâneos do Vale dos Reis, mas infelizmente, nenhum deles de afinação fixa. Isso impossibilita definir que tipos de escalas musicais eram utilizadas. Não foi encontrado nenhum texto que permita deduzir a existência de um sistema de notação e também não há textos sobre teoria musical. Aparentemente isso se deve ao fato de que os músicos não gozavam. Muitos afrescos mostram músicos sempre ajoelhados e vestidos como escravos. Esta posição não permitia a transmissão dessa arte pouco valorizada através dos textos.
A cultura musical do Egito Antigo entrou em decadência junto ao próprio Império. Com as sucessivas invasões, a música do Egito passou a ser influenciada pelos gregos e romanos, perdendo totalmente sua independência. Músicos gregos são contratados para integrar a corte e trazem consigo alguns de seus instrumentos. Até uma espécie de órgão hidráulico foi encontrado. Alguns musicólogos acreditam que os últimos vestígios da música faraônica ainda possam ser identificados na liturgia copta.

Fontes:
  1. Wikipédia
Publicado por: Gabriela 
Número: 11

Instrumentos Egípcios -Bruna número:04

INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO


CROTALO - consistindo de duas lâminas de madeira ou osso, ligadas parcialmente. Batia-se uma contra a outra, às vezes aos pares - isto é, um crotalo em cada mão. Para fins militares, os crotalos eram feitos de metal.

SISTRO (do grego: seistron = cousas sacudidas) - constituído de duas ou três varas dispostas horizontalmente, entre as aberturas de um quadrado de madeira, fixas; ao longo das varas corriam anéis de metal; agitando-se o instrumento, os anéis tilintavam. Usados, principalmente, no culto da deusa Hator e no de Ísis, para expulsar os maus espíritos. Os mais antigos, de madeira ou porcelana, chamavam-se SAKAM; os posteriores, de metal, SAUCHIT.

TAMBORES - de madeira ou de barro cozido, de diversas formas e tamanho. Os instrumentos de sopro, ao que parece, foram tocados somente por mulheres, existiam SAIBIT (flauta simples) e MAIT (flauta dupla), com e sem palhetas. A flauta horizontal (tocada de frente) chamava-se MEME, a transversal SEBI.

INSTRUMENTOS DE CORDAS:

CÍTARA - de origem assíria; sobre uma armação estendem-se duas séries de cordas (5 a 18) tangidas por plectro.

          HARPA - originária da Suméria, onde já existiu 3.000 anos A.C.; de diversas formas, pequenas com 3-4 cordas e grandes com 8-20 cordas.

TRÍGONO – harpa portátil de poucas cordas.


Alguns ritmos egípcios:

Ayyub
É um ritmo 2/4 simples e rápido, usado para acelerar (ou "aquecer") uma performance.
Ele se encaixa bem com outros ritmos, e geralmente é utilizado para "acentuar" outro ritmo. Não é executado durante tempos muito longos, pois torna-se monótono.

Baladi
Este é um ritmo inserido no grupo dos derivados do Maqsum. Maqsum simples é a base de muitos ritmos e especialmente importante na música egípcia. Se você escuta música oriental com acopanhamento de percussão, certamente reconhece o tradicional DT-TD-D do Maqsum. O Baladi é uma versão folclórica do significado da terra, do campo e envolve no Egito um pouco de regionalismo Maqsum, caracterizado pelos familiares dois dums que lideram a frase. Este ritmo é muito típico aparecendo com frequência na música para Dança Oriental. O Dum duplo tende a submergir quando há acompanhamento melódico por isso, às vezes, pode não ser ouvido de imediato, então utiliza-se como base, uma versão simples de Maqsum. Existem inúmeras variações do Baladi, e algumas possuem seu próprio nome, como por exemplo o Masmoudi Saghir (Masmoudi "pela metade"). Alguns músicos afirmam que o Baladi é, na verdade, uma versão folclórica do Maqsoum.
D - D - t k t - D - t k t

Chiftitelli
Ritmo 8/4, que é executado lentamente (comparando-o ao Baladi, por exemplo). Originou-se provavelmente na Grécia ou na Turquia. Além de ser utilizado na Raks Charky, também é utilizado na Turquia, como dança de casais.
D - t k t - t - t k t - t - t k t - t k t - t k t

El Zaffa
Ritmo 4/4 egípcio utilizado em cerimônias de casamento. Dançarinos e músicos (tocando MAZHAR E DAFF) acompanham o casal de noivos, na entrada e na saída da cerimônia.

Fallahi
A palavra Fallahi significa algo criado por um Fallahin - fazendeiros egípcios, que utilizavam este ritmo 2/4 nas suas canções de celebração. Geralmente é tocado duas vezes mais rápido que o Maqsoum.

Karachi
Ritmo 2/4, rápido, amplamente utilizado no Egito e no norte da África (apesar de não ser um ritmo egípcio). Este não é um ritmo comum, porque ele começa com um TAK (que é uma batida aguda, diferente do DUM, que é uma batida grave).

Malfuf
Ritmo 2/4 egípcio bastante utilizado na Dança do Ventre, sobretudo nas entradas e saídas do palco.

Maqsoum
Maqsoum significa "cortado ao meio". É um ritmo 4/4 amplamente utilizado no Egito. Possui duas variações, uma rápida (normal) e uma lenta. Se tocado da forma mais lenta, torna-se uma variação de Masmoudi.

Masmoudi
Ritmo 8/4 egípcio. Possui duas partes, cada uma com 4 tempos. O Masmoudi Kebir (Kebir = grande) é também chamado "Masmoudi de Guerra", devido à sua cadência agressiva (ele se distingue do Masmoudi Saghir).

Saaid
Ritmo 4/4, originário de El Saaid, no Alto Egito (era chamada originalmente Raks Al Assaya). Ritmo utilizado para a Dança da Bengala (ou Dança do Bastão), muito praticada pelas mulheres egípcias (às vezes acompanhadas de homens, executando movimentos masculinos), onde são utilizadas bengalas ou longos bastões. Ela é uma referência a uma dança marcial masculina chamada Tahtib.

Samaai
Ritmo amplamente utilizado na música clássica egípcia. Possui uma sequência de três partes: uma com 3 tempos, uma com 4 tempos e uma com 3 tempos. Juntas, compõem um ritmo 10/8 utilizado nas composições chamadas Samaaiat.

Soudi
Ritmo utilizado para o Khalij (dança folclórica do Golfo Pérsico).

Taqsim
É uma improvisação que não possui ritmo ou estrutura definidos. Pode representar o solo de um determinado instrumentista dentro de uma composição, ou mesmo constituir a própria composição. É tocado sem instrumentos de percussão e frequentemente por um só instrumento. Tradicionalmente, é utilizado para fazer a parte lenta de uma música. O músico está livre para fazer o que quiser, favorecendo um momento especial de expressão pessoal.

Vals
Ritmo 3/4 utilizado na música egípcia e também na música ocidental.

Zaar
Ritmo 2/4. A dança egípcia Zaar é realizada para afastar maus espíritos. São feitas oferendas de caças, carneiros, cabras, novilhos ou camelos jovens, num tipo de ritual.

Solo de Percussão
Um solo reunindo variados ritmos árabes no qual, entre os instrumentos de percussão, destaca-se o Derbak.



Fonte:
http://www.google.com.br/webhp?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4ADFA_pt-BRBR391BR391
Pesqusaodo por:Bruna
Número: 04

Harpa

Cítara


Músicas e Instrumentos Egipcios-Bruna número:04


Flauta  egípcia de antigamente

  Até os povos mais antigos gostavam e tocavam música.
Os egípcios eram e ainda são um bom exemplo. A música e os músicos eram muito importantes tanto é que os músicos conseguiam inúmeras posições na sociedade egípcia. Havia vários tipos de música: as recreativas, as de guerra, as religiosas entre outras, porém as que os egípcios mais gostavam eram as de tons calmos e elevados.A música existia em muitos lugares como:palácios, tumbas, templos entre outros.
  Entre os vários instrumentos que os egípcios utilizavam a flauta era um dos mais interessantes . Ela pertencia aos grupos dos instrumentos de                 
sopro junto com a trompa.
  Existem flautas de vários
tamanhos e formas:com um tubo ou com dois
tubos que sempre eram paralelos,
de um metro de altura
ou de menos.Acredita-se que a flauta
foi um dos primeiros
dos instrumentos egípcios e que pode ter sido criada pelos próprios.Seu mecanismo é bem simples: se usa os buracos para mudar o som conforme
você tampa o buraco ou não e assim produzindo sons diferentes conforme você vai tocando.
 Geralmente as flautas tinham de três a cinco buracos, podia ter palhetas ou não.
 No começo as flautas eram feitas de canas más atualmente com a evolução os tubos são feitos de bronze.
 Havia diferentes tipos de tubos por exemplo:o tubo da flauta simples tem a cunha fora dos lábios pois é afiada.
CURIOSIDADES
Sabia que a musica era praticada coletivamente principalmente pelas mulheres e ela servia para a distração dos faraós.
Antes de inventarem os instrumentos os egípcios utilizavam outros recursos para tocar musica, um deles é:para produzir o som bater as mãos e os pés.
Fonte:

Pesquisado por: Bruna
Número: 04

quinta-feira, 3 de março de 2011

Músicas e Instrumentos Egipcios...

Os povos Egipcios representam a civilização mais antiga que já se tem conhecimento.
Faziam escalas de sete notas e usavam principalmente instrumentos de corda como a harpa e o alaúde.
Usavam também flautas de osso e com o passar do tempo,vieram fabricá-las também em metal.Como instrumentos de percussão usavam os tambores de guerra e címbalos feitos de bronze.A música era praticada em coletividade e principalmente com a presença de mulheres.

Fonte:Blog No ritmo do mundo Músicas Egipcias
Pesquisado por:Luisa nº19