segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Gustave Courbet - Daniela Cavalheiro nº 06


Auto-retrato, 1844-1845; 
título: O homem desesperado;
 técnica- óleo sobre tela.

Jean Désiré Gustave Courbet nasceu  em 10 de junho de 1819 na cidade de Ornans, perto de Besançon, França. Seus estudos iniciais foram na cidade francesa de  Besançon.. Estudou direito em Paris, onde começou a ter aulas de pintura. Copiava pintores como Hals , Velázquez e Caravaggio que tinham seus quadros expostos no museu do Louvre de Paris.
Suas primeiras obras foram uma série de auto-retratos (figura 1).





O Ateliê do artista – pintado em 1855
Em 1844 expôs pela primeira vez no Salão de Paris e dois anos mais tarde apresentou os quadros e O Ateliê do Artista e Enterro em Ornans devido aos seus temas demasiadamente prosaicos sofreu severas críticas e foi impedido de expor  no Salão de Paris.
O Funeral em Ornans – pintado em 1849-1850
Cortadores de Pedra
 Com esta recusa construiu um pavilhão perto do Salão, onde expôs quarenta e quatro quadros de suas obras, que chamou de realista, fundando assim esse movimento.
 Foi um pintor anarquista pertencente  à escola realista. Foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e marítimas. Pintou trabalhadores como tema, o que não agradou ao publico, pois os trabalhadores não apresentavam nenhuma emoção e mais pareciam parte de uma paisagem e não seus personagens (figura 4).


Por do sol no lago Lemam , pintado em 1874 
Por volta de 1850, o realismo de Courbet  foi apagado e deu lugar a formas voluptuosas de conteúdo erótico. Apos esse período começou a pintar naturezas-mortas, quadros de caça e paisagens marinhas que confirmaram sua capacidade criativa e técnica impecável.
Em 1870, foi acusado de destruir uma coluna de uma praça pública, o que levou o pintor a se mudar para Viena.
Faleceu no ultimo dia de dezembro de 1877 com 58 anos em plena miséria






Nenhum comentário:

Postar um comentário