O surrealismo surgiu na França, na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas, de Sigmund Freud.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
![]() |
Obra Nu de Ismael Nery |
Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicação da revista A Revolução Socialista e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.
![]() |
Obra Abaporu de Tarsila do Amaral |
As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
A obra Eu Vi o Mundo...Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo.
![]() |
Obra Eu Vi o Mundo...Ele Começava no Recife |
O movimento surrealista terminou com o início da segunda fase modernista.Tudo foi restabelecido e aí surgiu o movimento Expressionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário