segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pintura Grega e Romana

  • Daniela Cavalheiro- no.6-6A
PINTURA GREGA
Uma das principais características da arte grega foi a sua ligação com o intelecto, voltando-se para a vida do próprio homem. Os artistas gregos retratavam situações cotidianas e fatos históricos. Os gregos eram politeístas, retratavam figuras de deuses e seres mitológicos em suas obras. Entretanto, vale ressaltar que a arte grega foi a primeira forma de arte a valorizar o ser humano em si
   A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias.
A pintura grega se divide em três grupos:
 1) figuras negras sobre o fundo vermelho  2) figuras vermelhas sobre o fundo negro  3) figuras vermelhas sobre o fundo branco
As características da pintura, principalmente as figuras humanas, normalmente caracterizadas pela cabeça em perfil e os olhos de frente; o corpo de frente e as pernas de perfil.  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3FvqsuuUvocmFxDH06Pkd8qSLDzhxNUTvO66bi1Yrre7QbCiQfJqKEaO-yKEoIMe5Vg7q7sKia3t11JPoNnBrSAdfHfShhpDukH3hf2rzzrXcV8T8tfOUDP5wKvHX3D8ZLTcjX0GPf4-G/s1600/min%25C3%25B3ica.jpg
PINTURA ROMANA
A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida.
Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a menor intenção de imitar a natureza.
Os pigmentos eram em geral obtidos de minerais e de essências vegetais e animais.   Vulcão Visúvio  Afresco romano que representa a cidade portuária de Estábias                                  
fontes:

Arte da Grécia Antiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arte grega)

PINTURAS GREGAS E ROMANAS - Luisa no 19

PINTURAS GREGAS: A pintura na Grécia antiga foi em geral associada a outras formas de arte, como a cerâmica, a estatuária e a arquitetura. Ao contrário do caso da pintura cerâmica, restam pouquíssimos exemplos de pintura mural ou de painel, e a maior parte do que se sabe sobre esta forma de expressão plástica deriva de fontes literárias antigas e algumas cópias romanas.
                                                                 

PINTURAS ROMANAS:
                                            
A pintura da Roma Antiga é um tópico da história da pintura ainda pouco compreendido, pois seu estudo é prejudicado pela escassez de relíquias. Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção no ano 79 d.C. soterrou duas prósperas cidades, Pompéia e Herculano. Grande parte da população faleceu, mas as edificações foram parcialmente preservadas sob as cinzas e a lava endurecida, e com elas suas pinturas murais decorativas. A partir do estudo desse acervo remanescente se pôde formar um panorama bastante sugestivo da fértil e diversificada vida artística da Roma Antiga entre fins da República e o início do Império, mas esse conjunto de obras é na verdade apenas uma fração mínima da grande quantidade de pintura produzida em todo o território romano no curso de sua longa história, e justamente por essa fração ser muito rica, faz lamentar a perda de testemunhos mais significativos e abundantes dos períodos anterior e posteriores.



                                                              

    




                 
                                                                                      
Fonte:Wikipédia e Google

    http://www.google.com.br/search?q=pinturas%20gregas&rls=com.microsoft:*:IE-SearchBox&oe=UTF-8&rlz=1I7ADBR_pt-BR&redir_esc=&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi                                     
                   

    http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rls=com.microsoft%3A*%3AIE-SearchBox&rlz=1I7ADBR_pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=pinturas+romanas&aq=f&aqi=g3g-s1g6&aql=&oq=


 http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_grega


     http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_romana

Pintura romana e grega- Bruna,n˚04

Grecia antiga
A pintura, na Grécia antiga, foi em geral associada a outras formas de arte, como a cerâmica, a estatuária e a arquitetura. Ao contrário do caso da pintura cerâmica, restam pouquíssimos exemplos de pintura mural ou de painel, e a maior parte do que se sabe sobre esta forma de expressão plástica deriva de fontes literárias antigas e algumas cópias romanas.
Uma das principais características da arte grega era a cerâmica.Os gregos, tem sua arte ligada com a inteligência, pois seus reis não eram deuses.


pintura grega em vaso


ROMA ANTIGA

Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção na Roma antiga.
A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da Greco - helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.
Os retratos  eram elementos  importantes  no sistema religioso e social romano. O costume de retratar os mortos tinha longa tradição.


 

pintura romana

A Paisagem, que floresceu significativamente entre os romanos do reinado de Augusto em diante.Antes feita com elementos naturais coletados pelos romanos. Os materiais usados pelos romanos dependiam do gênero da pintura. Os suportes eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra e o estuque para a pintura mural. Tons de preto eram conseguidos com a calcinação de resinas, gorduras animais, ossos ou madeira, e o célebre e custoso púrpura era um produto de certas espécies de moluscos. Se o artista usava a técnica do afresco verdadeiro, quando o pigmento era aplicado diretamente sobre uma base de estuque fresco, as cores eram limitadas pela reação química dos materiais entre si.




sábado, 4 de junho de 2011

Pintura Grega e Romana - Gabriela nº11

Pintura Grega:
Cotídiano grego representado com uma pintura
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos.

Pintura Romana:
A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.





Baseado no quadro A Calúnia, do grego Apeles – injustamente acusado por um artista rival de tramar contra Ptolomeu I, do Egito.

Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impressão de placas de mármore.

Segundo estilo: Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.
Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.

Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.



Fontes: 





Postado por: Gabriela Cobas Pedreira nº11 6ºA







sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pinturas da Roma Antiga e da Grecia Antiga-Fernanda 6a n°10

As pinturas da Roma Antiga é um topico na hitória da pintura,mas seus estudos são prejudicados pela escassez de relíquias.Boa parte do que sabemos hoje das pinturas romanas se deve a uma tragedea natural.Após o vulcão ter entrado em erupção as pinturas murais decorativas foram soterradas sobre a lava e as cinzas.
Legenda:Pintura Romana Antiga Feita A mão Em Óleo sobre Tela.

As pinturas da Grecia Antiga imfluenciou na ceramica, a estatuaria e a arquitetura.A pintura grega antiga reduziu muito vestigio.Eles também descobriram varias maneiras de se pintar desdo início do periodo arcalico
Legenda:Pintura Grega Antiga

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pintura grega e romana-Daniela n° 7

A  PINTURA GREGA

Os gregos são reputados como os precursores da pintura ocidental em diversos aspectos, tendo desenvolvido a representação com ilusão de tridimensionalidade através do sombreado e de elementos de perspectiva, inovações aparecidas por volta do século V a.C. Até então a representação da figura era basicamente plana e linear, com a cor meramente preenchendo áreas definidas por um contorno. Outro aspecto bastante característico da fase clássica foi a redução da paleta para quatro cores básicas: vermelho, amarelo, branco e preto, com o restante das cores reintroduzidas na transição para o helenismo.
Dos artistas foram notáveis Zeuxis, Demétrios e Parrásios, e sobretudo Apeles, talvez o maior dos pintores da Grécia antiga, um artista de transição entre o classicismo e o helenismo, introdutor de inovações técnicas, autor de um tratado sobre pintura infelizmente perdido, e pintor oficial de Alexandre o Grande. Nada de sua produção chegou até nós, mas as descrições que foram feitas por Plínio e Pausânias influenciaram artistas até no Renascimento. Entretanto, parece que um painel encontrado em Pompéia seja uma cópia da Afrodite Anadiômene de Apeles. Outra obra importante é a da Grande Tumba Real de Vergina, datada de 336-317 a.C., cuja fachada é decorada com uma grande cena de caça ao leão, com sutis gradações de cor e sombreado, num estilo que é diretamente devedor a Apeles.

Acredita-se que este mural de Pompéia seja baseado em uma Afrodite pintada por Apeles
A pintura romana

Na transição da República para o Império a pintura romana já havia se consolidado e desenvolvia um estilo próprio, afastando-se do cânone greco-helenista. Da pintura feita na República praticamente tudo se perdeu, a não ser poucos exemplos, dos quais é muito citado um fragmento de afresco encontrado em uma tumba na colina do Esquilino. Foi o conjunto de Pompéia e Herculano, pintado em sua maior parte já sob o Império de Augusto, que deu as bases para se estabelecer uma divisão da pintura romana em quatro períodos ou estilos, extrapolando-se os conceitos, um tanto arriscadamente, dali para o restante do território romanizado.

Entre os pintores, poucos nomes chegaram aos nossos dias. A bibliografia antiga cita os gregos Gorgasos e Damophilos como os primeiros autores conhecidos a realizarem pinturas na Itália. Fabius, pouco mais tarde, foi celebrado como pintor histórico e o primeiro pintor romano cuja história registra, sendo secundado por Pacúvio, Serapion e Metrodorus, numa fase em que a elite ainda podia se devotar profissionalmente às artes sem desonra. Do século II a.C. em diante, a pintura profissional passou a ser relegada para as classes baixas e os escravos, e se destacaram Sopolis, Dyonisius, Glaukion e seu filho Aristippos, Timomachus de Bizâncio e Antiochus Gabinius. No Império foram famosos Studius, Aetion, Lucius e Famullus. Nenhuma obra sobrevivente pode ser atribuída com segurança a qualquer deles, salvo possivelmente o caso de Famullus, que foi dado como autor da decoração dos palácios de Nero.
Afresco romano da Tumba do Esquilino, c. 300-280 a.C.


Cena da vida de Íxion, Casa dos Vettii, Pompéia.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_Roma_Antiga