segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pintura romana e grega- Bruna,n˚04

Grecia antiga
A pintura, na Grécia antiga, foi em geral associada a outras formas de arte, como a cerâmica, a estatuária e a arquitetura. Ao contrário do caso da pintura cerâmica, restam pouquíssimos exemplos de pintura mural ou de painel, e a maior parte do que se sabe sobre esta forma de expressão plástica deriva de fontes literárias antigas e algumas cópias romanas.
Uma das principais características da arte grega era a cerâmica.Os gregos, tem sua arte ligada com a inteligência, pois seus reis não eram deuses.


pintura grega em vaso


ROMA ANTIGA

Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção na Roma antiga.
A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da Greco - helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.
Os retratos  eram elementos  importantes  no sistema religioso e social romano. O costume de retratar os mortos tinha longa tradição.


 

pintura romana

A Paisagem, que floresceu significativamente entre os romanos do reinado de Augusto em diante.Antes feita com elementos naturais coletados pelos romanos. Os materiais usados pelos romanos dependiam do gênero da pintura. Os suportes eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra e o estuque para a pintura mural. Tons de preto eram conseguidos com a calcinação de resinas, gorduras animais, ossos ou madeira, e o célebre e custoso púrpura era um produto de certas espécies de moluscos. Se o artista usava a técnica do afresco verdadeiro, quando o pigmento era aplicado diretamente sobre uma base de estuque fresco, as cores eram limitadas pela reação química dos materiais entre si.




Nenhum comentário:

Postar um comentário