sábado, 4 de junho de 2011

Pintura Grega e Romana - Gabriela nº11

Pintura Grega:
Cotídiano grego representado com uma pintura
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos.

Pintura Romana:
A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano. Os estudiosos da pintura existente em Pompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.





Baseado no quadro A Calúnia, do grego Apeles – injustamente acusado por um artista rival de tramar contra Ptolomeu I, do Egito.

Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impressão de placas de mármore.

Segundo estilo: Os artistas começaram então a pintar painéis que criavam a ilusão de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.
Terceiro estilo: representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.

Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cópia de obra grega, imitando um cenário teatral.



Fontes: 





Postado por: Gabriela Cobas Pedreira nº11 6ºA







Nenhum comentário:

Postar um comentário